INOVAÇÃO – Coca investe em refrigerante customizado

em
Fonte: Portal Exame

A empresa vai fazer uma grande instalação de equipamentos que permitem misturar sabores da bebida.

Coca-Cola Freestyle
Design da máquina Freestyle foi criado pelos projetistas dos carros da Ferrari

São Paulo – Depois de cair 2,1% nas vendas de refrigerantes em 2009, nos Estados Unidos, a Coca-Cola Company resolveu ampliar sua experiência em refrigerantes a partir de combinações feitas pelo consumidor.

O projeto da máquina Freestyle, como foi batizada, teve início há cinco anos e, por enquanto, 69 estão instaladas nos EUA, ainda em fase de testes. Segundo informações do The Wall Street Journal, ainda neste mês, a Coca pretende instalar mais 500 aparelhos no país. As máquinas vão ser distribuídas aos poucos para garantir que cada região terá técnicos bem treinados.

Ao contrário das máquinas tradicionais, que têm vários bocais de onde sai o produto já pronto, a Freestyle tem um único orifício que libera a água carbonatada e os outros “ingredientes” escolhidos pelo cliente, que são misturados ao ar livre. São 104 sabores disponíveis, que podem ser selecionados por meio de um menu numa tela de toque.

O projeto da nova máquina da Coca rendeu à empresa o 19º lugar no ranking de empresas mais inovadoras do mundo, divulgado neste ano pela revista Bloomberg BusinessWeek. Até agora, a companhia registrou 34 patentes para a Freestyle, uma delas, considerada pela Coca como a mais importante, é a tecnologia Perfect Pour, que impede que o refrigerante “montado” por um cliente fique com o gosto do escolhido pelo consumidor anterior.

A tecnologia usada para medir as quantidades de sabor concentrado e armazenado em dezenas de cartuchos plásticos é a mesma aplicada geralmente na manipulação de medicamentos. Para cuidar do design, a Coca contratou projetistas dos carros de corrida da Ferrari, que deram um aspecto mais moderno ao aparelho.

Outro diferencial é que a Freestyle é conectada à internet para enviar informações sobre as preferências dos consumidores em determinados locais e horários e, ainda, avisar a Coca sobre a necessidade de novos carregamentos de ingredientes.

Deixe um comentário