Foi em 1998, que uma dupla, no Vale do Silício, Peter Thiele e Max Levchin, desenvolveram o PayPal, sistema de pagamentos e tranferências pela internet. Isso porque vislumbraram a oportunidade na desconfiança dos consumidores frente à segurança de fornecer dados bancários pela internet. Em 2002, a empresa foi comprada pelo eBay por R$1,5 bilhão e conta hoje com mais de 150 milhões de cadastrados.
Nesse meio tempo, um outro americano, Michel Ivey, foi um dos programadores que teve acesso à plataforma. Com isso, lançou em 2008 o Twitpay, serviço de pagamento pelo Twitter.
Para cada 1 dólar transferido, o Twitpay recebe 5 centavos de dólar.
O PayPal? Bom, não ficou parado: já conta com uma união com o Facebook para criar uma plataforma com objetivos “similares”.
Continuando sobre o Twitpal… Ele não parou por aí: há poucos dias foi anunciado o investimento de Eric Schimidt (nada mais nada menos que ex CEO do Google). Na verdade, são duas empresas (TomorrowVentures, conhecida já por investimentos em serviços de pagamento virtuais; e CompuCredit Holdings Corporation, que ajuda a prover fundos para americanos “carentes”), que fizeram um “não divulgado” investimento.
O Twitpay, hoje, oferece três serviços: para organização sem fins lucrativos levantarem dinheiro pelo Twitter, desenvolvedores de jogos virtuais sociais para oferecer moeda virtual, e facilidade para varejistas realizarem comércio social. Esse investimento das duas empresas servirá para expandir os serviços existentes.
Para mais informações do Twitpay, só clicar aqui!
Fontes: PEGN, e-Paymentnews