TENDÊNCIA – Consumo Colaborativo

O alvoroço em torno do ideia de dividir e alugar “propriedades” de forma a aproveitá-las ao máxima tem aumentado cada vez mais. Em maio de 2010, o TEDx Sidney presenciou, justamente, um talk sobre o aumento do Consumo Colaborativo. Quem falou foi a Rachel Botsman, que escreveu um livro sobre o assunto e artigos em revistas.

Para ela, “Rentalship is the new Ownership” (“aluguel é a nova propriedade”).


Os projetos de mobilidade, por exemplo, que tem caronas e o Zipcars, são formas de compartilhar recursos de transporte em uma comunidade. Apesar de acontecerem há um bom, muitos habitantes de grandes cidades não tiveram, ainda, a oportunidade de conhecê-los.

Outros exemplos como NeighborGoods, Airbnb e CouchSurfing, também mostram a busca por compartilhar e trocar, de forma a diminuir o desperdício. E não só objetos: Rachel fala do compartilhamento de tempo, habilidade e dinheiro também. No caso dos veículos, o benefício é ainda maior, já que, além da poluição e sucata que produz, diminui problemas urbanos como os (temidos) congestionamentos.

Rachel Botsman é bastante otimista sobre essa tendência. Para ela, o Consumo Colaborativo sempre existiu. A diferença é que, hoje, temos todas ferramentas necessárias: internet, smartphones e redes sociais nos dão  a estrutura tecnológica, os meios de comunicação e a possibilidade de formação de grupos de mesmo interesse.



Fontes: Website RachelBotsman, PSFK, TEDx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s