EMPREENDEDORISMO – Como apresentar um bom pitch

A PEGN publicou um “7 dicas” de como apresentar um bom pitch e achamos justo replicá-lo aqui.

Para quem não sabe, o pitch é a apresentação que um empreendedor faz a um investidor, em busca de recursos para abertura do seu negócio. Ele não tem uma estrutura fixa ou padrão e o tempo de apresentação pode durar de 30 segundos a 1 hora. Por isso, é importante ter em mente aquilo que não pode faltar.
No final, a regra mesmo, independente do tipo de pitch e do negócio é: seja objetivo, conciso e claro.

Gancho
Para fixar a atenção, o início da apresentação deve ser impactante. Frases de efeito que sintetizem o negócio ou contar uma boa história: descrever apuros passados por um consumidor, para, em seguida, contar como sua solução melhorou a vida dele.

Produto
É importante saber descrever bem o produto ou serviço. O empreendedor deve focar em dois aspectos: o problema do consumidor e a solução proposta – e, claro, como ela resolverá a dificuldade dos clientes. É melhor tratar do problema e depois apresentar a solução.

Modelo de Negócio
Uma boa ideia, com um público ávido pela solução, pode não significar nada se o empreendedor não souber como ganhar dinheiro com isso. Ter um modelo de receita definido dá segurança ao investidor. Além de mostrar que a empresa vai ganhar dinheiro, o empreendedor precisa demonstrar como o negócio será escalável, como irá ampliar a base de cliente e sustentar o crescimento.

Mercado
Um dos principais problemas que vejo são empreendedores apaixonados demais pelos seus produtos e que conhecem mal o mercado”, diz Dave McClure, criador do fundo americano de seed capital 500 Startups. Quando busca um negócio, a primeira coisa que um investidor quer saber é se haverá gente para comprar aquele produto e se realmente supre uma necessidade do consumidor. É preciso que o empreendedor mostre o potencial de mercado, quem são seus consumidores e seus concorrentes. “Quando um empresário diz que não tem concorrência, ele é praticamente eliminado”, diz Edson Rigonetti, da Astella Investment. “Ele tem concorrentes, só não conhece seu mercado.”

Vantagem Competitiva
O candidato apresenta um bom plano de negócios, sabe quem é seu público e como obter receita. Mas, como o dele, há outros produtos no mercado. Por que alguém investiria em sua empresa? Essa é uma pergunta que nenhum empreendedor pode negligenciar. O que você oferece de melhor? Uma tecnologia inovadora, equipe experiente e entrosada, canais de distribuição privilegiados, alianças estratégicas? “Quando vencemos o Desafio Brasil em 2010, tivemos uma boa vantagem porque mostrei uma tecnologia nunca vista, com forte impacto social”, diz Marcius Costa, dono da Fumajet. A empresa ganhou a competição no ano passado com um sistema para controlar mosquitos transmissores de doenças.

Empreendedor e Equipe
Os investidores americanos têm um ditado: aposte no jóquei, não no cavalo. Uma empresa promissora pode desabar se não tiver uma boa gestão. É importante que o empreendedor saiba mostrar suas qualidades sem soar presunçoso e falar do grupo como um todo, com suas conquistas e histórico juntos. “Quando se fala do time, quero saber se suas habilidades e competências são complementares e abrangem todos os setores do negócio”, diz Aníbal Messa, diretor do fundo de investimentos Temasek.

Pedido
O que você pretende com a apresentação? Aporte financeiro, indicação a outros investidores, mais tempo para explicar o projeto? Quem assiste ao pitch está esperando um pedido. “Quero saber de quanto o empreendedor precisa e em quanto tempo ele planeja o retorno”, diz Marcelo Amorim, da Jacard Investimentos. O pedido diz muito sobre a capacidade do empreendedor, indicando se ele tem noção de quanto é necessário para o negócio engrenar. Valores muito abaixo e muito acima do ideal passam a ideia de que ele não conhece direito seu mercado. Se não faz ideia, sinal de que não pesquisou a fundo.

Fonte: PEGN

@InexMarketing
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