DESIGN – Chuveiro e máquina de valar roupas, tudo junto

Em um único equipamento você pode tomar banho e, ao mesmo tempo, lavar algumas roupas. Parece prático, não? O bom é que, além de economizar tempo, a ideia apresentada por quatro estudantes da Turquia propõe evitar o frequente desperdício de água das duas atividades.

O projeto, chamado Washit, argumenta que um banho de 15 minutos gasta cerca de 150 litros de água e uma lavagem de roupa 38 litros. Por que não usar a mesma água para as duas coisas?


A invenção, que ainda está no papel, tem uma versão para o ambiente doméstico e outra para lugares públicos, como academias e aeroportos. Nestes casos, o acesso à máquina de lavar é feito por dentro da “cabine” de tomar banho. “Toda vez que a pessoa quiser tomar um banho, terá a oportunidade de lavar algumas peças de roupa”, diz a apresentação do projeto.

O sistema funciona assim: a água usada no banho é bombeada para um sistema de filtros e depois armazenada em um tanque. Quando o usuário liga a máquina de lavar, um segundo aparelho leva a água filtrada do banho para a lavagem das peças (a água desse tanque também pode ser usada para outros banhos…).

O projeto já venceu um prêmio internacional de design. E você, acha que a ideia é boa mesmo?

Fonte: Akatu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s