SUSTENTABILIDADE: Saiba como limpar todo o plástico do oceano


Boyan Slat, holandês de 19 anos e estudante de engenharia, combinou criatividade, ambientalismo e tecnologia para desenvolver um dispositivo chamado Ocean Cleanup Array, capaz de solucionar um problema global de sustentabilidade: os fluxos de plásticos nos oceanos, que já acumulam mais de 7 milhões de toneladas do material. Um dos principais obstáculos é a ausência de fotos dos principais locais poluídos, dificultando a escolha de onde operar, uma vez que os elementos plásticos estão espalhados por milhões de quilômetros quadrados.
A máquina funcionaria como um filtro, recolhendo todo o material flutuante e armazenando em recipientes até ser recolhido para reciclagem em terra. A vida marinha continuaria segura e em cerca de 5 anos o processo de limpeza seria concluído.
Apesar de ser ainda um protótipo, Boyan criou a The Ocean Cleanup Fundation, uma organização sem fins lucrativos que é responsável pelo desenvolvimento de suas tecnologias. Segundo seu site, a invenção ajudaria a salvar centenas de milhares de animais aquáticos e a diminuir os poluentes que se integram a cadeia alimentar.

Conheça mais sobre o projeto  em seu vídeo no TEDxDelft 2012.




Fonte: Hypeness

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s