DIGITAL: Como Zuckerberg controla sua famosa rede social

Você já deve ter ouvido falar em termos como: algoritmo ou Edge Rank do Facebook. Se você só ouviu falar e não entendeu muita coisa, esse post vai esclarecer suas últimas dúvidas. 

O tal Edge Rank é um algoritmo criado (e sendo controlado) por Zuckerberg e tem como principal e único objetivo: basicamente, decidir o que você deve ou não ver em sua linha do tempo do Facebook. Para ajudar um pouco mais, dá uma olhada nessa apresentação do TED.

http://embed.ted.com/talks/lang/pt-br/eli_pariser_beware_online_filter_bubbles.html

Essa polêmica do Facebook está sendo falada recentemente e algumas verdades estão sendo expostas. A rede social está em constante mudança de suas regras em busca de maior relevância do conteúdo compartilhado e mais anunciantes. Os fatos que desconfiam o mercado digital está relacionado à limitação da plataforma na exposição de marcas que não investem em mídia a uma pequena quantidade de fãs; à limitação no número de pessoas que aparecem frequentemente na sua timeline, como se a rede pudesse determinar quem são seus melhores amigos e quais são as pessoas com maior influência para você; à guerra contra o conteúdo que a plataforma não julga relevante. E mais do que isso, o tal algoritmo, que escolhe o que vai parar nas timelines dos usuários.

É como se não adiantasse controlar as médias e metas de compartilhamento de acordo com a base de fãs ou índices de engajamento. O Facebook simplesmente julga o que é ou não relevante de acordo com seu próprio critério. 

Veja a matéria completa no B9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s