INOVAÇÃO: Tecnologia em prol do Surf.

Se você já viajou para Austrália, provavelmente conhece a companhia telefônica Optus YES.
Com uma comunicação bem jovem e planos bem em conta, ela acaba caindo na graça dos estudantes e viajantes temporários… Mas, não é sobre dicas de intercâmbio que vamos falar hoje e sim, sobre tecnologia e inovação.

Por ser uma companhia australiana, a Optus acompanha uma polêmica recorrente no país que são os ataques de tubarões à banhistas, principalmente aos que praticam surf. Estima-se que, desde que há medição deste índice (ano 1580), 510 ataques ocorreram somente na Austrália, resultando na morte de 144 pessoas.

Frente a estes números, as entidades oficiais australianas já tomaram algumas medidas controversas, como em maio do ano passado, quando o Estado da Austrália Ocidental – o maior do pais – liberou o abate de tubarões. Ação esta que provocou a captura de 172 tubarões e mais de 50 mortes de animais.

Mas o que uma operadora telefônica tem a ver com tudo isso? A Optus criou um projeto que, através de boias flutuantes, capta por sonar a presença de animais marinhos e emite sinais de alerta para um satélite, o qual consegue mapear a presença de tubarões no mar.

(Vídeo ilustra atuação do projeto Clever Buoy)

O Clever Buoy ainda está em fase de desenvolvimento e captando parceiros mas, se implantado, promete ser uma daquelas ideias para mudar o mundo.

Enquanto isso ainda não acontece, você pode conferir AQUI a lista de praias com maior número de ataques em 2014!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s