TED Talk: Por que um vídeo se torna viral

Kevin Alloca é o Gerente de Tendências do YouTube, isso significa que o trabalho dele é passar o dia vendo vídeos e tentando entender o porquê alguns viram febres do momento, e outros não.

(Ted Alloca analisa alguns dos nossos virais favoritos em sua TED Talk)

Em uma curta mas bem informativa TED Talk, ele cita três pontos importantes que levam a viralização de um vídeo: formadores de opinião, comunidades participativas e imprevisibilidade.

Formadores de Opinião – O primeiro ponto é bem instintivo e ele diz que quando formadores de opinião compartilham vídeos, eles rapidamente se tornam viral. Isso porque essas pessoas tem um alcance muito grande na sociedade, o que leva a mais pessoas verem e essas pessoas mostram a seus amigos. Para ilustrar esse fato, Alloca mostra um vídeo de um arco-íris que só se tornou viral pois Jimmy Kimmel o twittou a seus seguidores.

(o famoso tweet de Jimmy Kimmel que levou a viralização de um vídeo)

Comunidades Participativas – O segundo ponto é a importância da comunidade online na proliferação de um vídeo. Vídeos em que, além de compartilhar com seus amigos, os usuários interagem e fazem suas próprias versões, tendem a viralizar rapidamente e por um longo tempo. Como o caso do Nyan Cat, onde os usuários criaram diversas versões de Nyan Cat, postaram vídeos e fotos com fantasias, tocando a música original em outros instrumentos, em fim criaram uma comunidade ao redor do vídeo original.

(o Nyan Cat original e suas diversas versões ao redor do mundo)

Imprevisibilidade – Entretanto, milhares de vídeos são colocados no YouTube diariamente, e pouquíssimos geram uma comunidade participativa ou são lembrados por formadores de opinião. Isso porque o vídeo, para cativar as audiências, deve ser inesperado e original. Esse é sem dúvida o ponto mais difícil de ser replicado, porque nunca se sabe o que vai realmente fascinar as massas e se tornar viral.

Fonte: TED

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s