INOVAÇÃO: Carros Elétricos

Ao que parece, a sociedade já decidiu que os carros elétricos são o meio de locomoção do futuro. A evolução em mecânica e componentes elétricos já oferece bons carros puramente elétricos, entretanto certas limitações –  como dificuldade de carregar a bateria dos carros e a quantidades de quilômetros rodados com essa bateria (carros elétricos não vão muito longe sem recarregar) – impedem uma maior popularização e comercialização deles.

(Tesla Model S é o líder de vendas na categoria dos carros totalmente elétricos)

Algumas das grandes marcas de automóveis mundiais já entraram nessa onda e lançaram suas próprias versões – BMW, Fiat, Chevrolet, Ford, Kia, Mercedes, Audi, Mitsubishi, Nissan e Volkswagen. Mas também nasceram outras marcas focadas exclusivamente neste tipo de veículo, a mais famosa dela é a Tesla. Todas essas marcas lutando para oferecer um carro elétrico que caia no gosto popular.

A INEX reuniu aqui algumas noticias que saíram nos últimos meses a respeito desse mercado em evolução:

Estradas que carregam a bateria dos carros elétricos – A Inglaterra começou testes de um pavimento elétrico que carregará a bateria de carros elétricos e híbridos ao andarem por cima dela. Embora isso pareça algo vindo de ficção científica, a tecnologia por trás já é conhecida e utilizada em ônibus na Coréia do Sul.

(no futuro, o governo inglês pretende ter uma pista elétrica em cada rodovia)

BMW planeja integrar luzes de rua com pontos de recarga  – A BMW está tentando driblar o problema da dificuldade de achar pontos onde carregas carros elétricos e para isso ela lança do projeto “Light and Charge” (“Iluminar e Recarregar” em tradução livre). O objetivo é instalar pontos de recarga nos, já existentes, postes de iluminação das cidades. O ponto de recarga ficaria conectado a rede de energia elétrica da cidade, e o motorista poderá recarregar seu carro quando o deixar estacionado e, na volta, pagar a recarga com cartão de crédito. O ponto aceitaria recarregar carros elétricos de qualquer marca, assim a BMW está em negociações com a Tesla Motors para fazer uma parceria nesse projeto.

(a BMW quer trazer praticidade a vida dos donos de carros elétricos)

LG e Samsung em parceria com a Audi – Audi anunciou que, em parceira com a LG e a Samsung, pretende desenvolver baterias para seus carros elétricos com autonomia de 500 quilômetros por carga. Como se essas três grandes marcas já não tivessem peso o suficiente no anúncio, vale lembra que a LG firmou com a 3M um acordo de licença de patente para ampliar o uso de níquel, cobalto, e manganês (NCM) em baterias de íon de lítio. Embora a notícia tenha sido anunciada pela Audi, a Samsung também fornece baterias para a BMW e a Volkswagen, e por sua vez a LG é fornecedora da GM, Renault e Daimler AG.

(na questão dos Smartphones elas são concorrentes, mas no mundo dos carros elétricos são parceiras)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s