RESENHA: Apps de Gerenciamento de Tarefas

A palavra de ordem na vida de gestores é produtividade, e organização é uma parte essencial da produtividade.  Para as pessoas que tem dificuldades em organizar todos seus compromissos, ou simplesmente para aqueles que se programam através de listas, realizamos uma análise das principais opções de apps no mercado.
Embora exista uma infinidade de aplicativos disponíveis na App Store e na Google Play, qualquer pesquisa rápida pela web aponta três destaques:  Any.do,Todoist e Wunderlist. Consideramos estes três competidores especialmente pela disponibilidade em plataformas diferentes e integração entre Desktop, celulares e tablets (todos os testes foram realizados em celulares rodando android e desktops com Windows, nas versões gratuitas)
O Any.do  tem um design bastante intuitivo e minimalista. Alguns dos diferenciais do app são o resumo diário que é apresentado no início do dia (no primeiro momento do dia em que o usuário consulta o celular) e a facilidade de reagendar tarefas que não foram finalizadas até o horário do lembrete programado. O sistema de criar tarefas por voz também funciona com bastante eficiência e agiliza a criação de listas mais extensas. Ele ainda tem um aspecto motivacional interessante: quando você cumpre todos os compromissos do dia, ele exibe uma mensagem de “missão cumprida” dando o dia por encerrado.
LIMITAÇÕES DA VERSÃO GRATUITA:  o tamanho de arquivos que podem ser anexados é limitada a 1.5Mb, e a possibilidade de delegar tarefas também é limitada.
VERSÃO PREMIUM: é o mais barato dos 3 apps analisados (U$27 ao ano), e ainda oferece a opção do usuário assinar por mês (U$3) para experimentar antes de fazer um investimento no plano anual. A versão paga desbloqueia a limitação de compartilhamento das tarefas com outros usuários, e ainda tem a opção de programar lembretes por GPS – quando você estiver próximo ao seu supermercado preferido, ele automaticamente aciona o lembrete da lista de compras pendente.
RECOMENDAÇÃO: a versão gratuita é excelente como um assistente pessoal para tarefas simples e que não envolvam outros usuários. O foco aqui é o uso individual do app.

 

Dentre as opções estudas, o Todoist é o app disponível no maior número de plataformas do mercado:  além dos tradicionais iOS, Android e Windows, tem integração com programas de e-mail (Thunderbird, Gmail, Outlook), extensões para browsers chrome e firefox, além da versão web e um app para desktop. As opções para organizar suas listas e tarefas, seja por data ou tema são muito úteis, mesmo na versão gratuita, sem contar que é o app que mais oferece subníveis nas listas, podendo transformá-las em projetos. A versão web também é excelente para gerenciar e organizar seus compromissos com agilidade e sem complicações. O Todoist também foi o único que exibe gráficos com seu desempenho conforme as tarefas agendadas ao longo do tempo, caso seja do interesse do usuário monitorar sua produtividade.
LIMITAÇÕES DA VERSÃO GRATUITA: aqui mora o grande problema do app – ele não disponibiliza lembretes por horário, apenas por data (no início do dia ele exibe as tarefas pendentes).
VERSÃO PREMIUM: Além de liberar a opção de agendar lembretes, também oferece uma série de marcações e rótulos para classificar as tarefas e o upload de arquivos anexos. O app ainda tem integração com o app iCalendar para transformar anotações em tarefas. A versão paga só é disponível por assinatura anual (U$29).
RECOMENDAÇÃO: o Todoist é um híbrido entre o Any.do e o Wunderlist:  é muito bom para montar listas e também pode exibi-las por ordem cronológica como uma agenda. Embora não tenha sido testado, é o app que mais oferece vantagens na versão paga, tendo potencial de se tornar a opção mais versátil e completa dos 3 aplicativos aqui listados.

 

O Wunderlist  oferece vários templates para personalizar o design do app de acordo com a preferência do usuário. Embora seja possível incluir lembretes por datas e horários, a forma como são exibidos exige que o usuário acesse app para reagendar compromissos não finalizados, demandando mais tempo para gerenciar tudo. A versão web do Wunderlist também é muito prática de se usar para gerenciar as listas. Se o usuário instalar a extensão do app para o chrome, a possibilidade de criar tarefas a partir de páginas na internet através de um clique  é uma opção sensacional para montar listas de compras virtuais.
LIMITAÇÕES DA VERSÃO GRATUITA: A opção de criar sublistas é restrita a 25 itens, o que pode atrapalhar listagens com detalhamentos extensos. Os arquivos que podem ser carregados nas listas também são limitados a 5Mb (o que é um tamanho excelente dentre os apps disponíveis)
VERSÃO PRO: é o mais caro dentre as opções analisadas, oferecendo apenas a assinatura mensal do serviço por U$5.
RECOMENDAÇÃO: como o nome indica, é voltado para criação de listas, mais do que um substituto de agenda.
CONCLUSÃO:
 
Se estiver procurando um app para organizar seus compromissos pessoais, vá de Any.do, além de ser objetivo, as opções e facilidade de gerenciar os compromissos tornam ele o mais simpático dos três. Se estiver procurando uma ferramenta para se organizar no trabalho e compartilhar tarefas, escolha o Todoist caso possa pagar o plano anual, ou adote o Wunderlist que mesmo na versão gratuita atenderá a maioria das suas necessidades.
Outros apps que não foram analisados, mas que rodam em diferentes plataformas e merecem destaque:  Googlekeep (pela integração com a agenda do Google), o HabitRPG (para mudança de hábitos) , RemembertheMilk (integração com a agenda do Google, e o Evernote).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s