EMPREENDER: 5 sacrifícios que todo empreendedor deve fazer

Começar um negócio próprio é muito emocionante, e a possibilidade ser seu próprio chefe atrai diversos empreendedores a começarem essa jornada. Entretanto nem tudo são rosas, e a revista Business Insider traz um artigo sobre os maiores sacrifícios feitos por empreendedores quando montam sua empresa.

1. Estabilidade
Ao começar um negócio, não existe nenhuma garantia de sucesso. A base da empresa ainda não é estável no início, mesmo que a ideia e o plano de negócio sejam sólidos. Pode levar meses, talvez anos, até que a empresa se sustente sozinha. Se você ainda não sacrificou um trabalho estável e confortável para seguir esse caminho, provavelmente você vai ter que sacrificar algum outro tipo de estabilidade antes que você possa seguir em frente. Além disso, o mercado está sempre mudando e não se surpreenda se você encontrar diversas mudanças imprevisíveis no progresso de seu trabalho. Eventualmente, se você trabalhar duro com uma visão clara, as coisas vão se estabilizar.

2. Divisão de vida/trabalho
Quando você se tornar um empreendedor, as linhas entre a sua vida profissional e sua vida pessoal se mesclam. É comum pensar sobre a empresa mesmo fora do escritório, algumas vezes porque se quer – outras porque não se tem escolha. Novos chefes também recebem chamadas e e-mails que necessitam urgentemente de sua atenção, porque você é o chefe e não há mais ninguém para respondê-las. Mas ao mesmo tempo, o escritório virará sua segunda casa, porque você vai querer estar lá. Lembre-se, ainda é importante para equilibrar suas prioridades de trabalho e seus entes queridos – sempre reserve tempo para sua família e sua saúde mental – mas a divisão firme entre o tempo pessoal e profissional está indo para ir embora.

3. Renda
Este sacrifício vai ao lado da questão da estabilidades. Nos primeiros meses, e talvez anos, de seu negócio a empresa não gerará lucro. Na maioria das empresas, os empresários e suas famílias acabam investindo montes de seu próprio dinheiro para começar o negócio. Nesta situação outro sacrifício é feito, pois a rede de segurança financeira da família desaparecerá.

4. Sono
Uma boa noite de sono é vitalmente importante, entretanto não importa o quão duro se tente preservar hábitos de sono saudáveis, você vai sacrificar um pouco de sono, a fim gerir o seu negócio. Em alguns casos, você vai estar passa a noite em claro para terminar aquela última proposta. Outras vezes, se acorda super cedo para fazer uma reunião ou colocar as suas tarefas do dia em ordem. Em ainda outros casos, se ficaacordado à noite, inquieto e se perguntando sobre o futuro da sua empresa. Seja qual for o caso, seus hábitos de sono vão mudar quando você se tornar um empreendedor.

5. Conforto
Parece ser muito óbvio que ao sacrificar segurança, tempo pessoal, renda e noites de sono, o conforto estará sendo sacrificado junto por tabela. Mas não é só isso, ser seu próprio chefe significa tomar decisões que você nunca feitas antes e mergulhar em assuntos que você nunca antes considerados. Parte de ser um empreendedor significa pisar fora de sua zona de conforto, várias vezes todos os dias. Os empresários mais bem sucedidos são aqueles que se aproximam de situações desconfortáveis com confiança e um certo grau de excitação. Aprenda a prosperar em ambientes desconfortáveis, e você vai encontrar-se muito mais em paz com o seu trabalho.

Mas não pense nesses itens todos somente como sacrifício, porque verdadeiramente eles são investimentos. Você está desistindo luxos em troca de algo melhor no seu caminho. Você está pagando para a oportunidade de encontrar o sucesso em sua própria empresa, e os seus sacrifícios serão recompensados muitas vezes contanto que você permanecer empenhada em seu caminho escolhido.

O artigo termina citando a frase: “Empreendedorismo é viver alguns anos de sua vida como a maioria das pessoas nunca aceitaria – para que depois você possa passar o resto de sua vida vivendo como a maioria das pessoas nunca poderia.”


Fonte: Business Insider

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s