ATUALIDADES: 15 previsões de Bill Gates que se tornaram realidade

Em 1999, Bill Gates escreveu um livro chamado A Empresa na Velocidade do Pensamento. Neste livro, Gates fez diversas previsões sobre o futuro da internet e tecnologia, e 15 delas já se tornaram realidade

(Livro de Bill Gates, lançado em 1999)

1. Sites de Comparação de Preços
Gates escreveu: “serviços de comparação de preços automatizados serão desenvolvidos, permitindo que as pessoas vejam preços em vários sites, tornando fácil de encontrar o produto mais barato para todas as indústrias.”
Não demorou muito, já existem diversos sites que oferece esse serviço, como Busca Pé, Bondfaro, Zoom

2. Celulares e aparelhos móveis
Gates escreveu: “As pessoas vão levar em torno de pequenos dispositivos que lhes permitem ficar constantemente em contato e fazer negócios eletrônicos a partir de onde quer que estejam. Eles serão capazes de verificar as notícias, ver voos que tenham feito reservas, obter informações dos mercados financeiros, e fazer qualquer outra coisa sobre esses dispositivos. “
Hoje em dia, celulares e tablets são tão comuns quanto computadores desktop.

3. Pagamentos instantâneos e financiamentos online, melhores cuidados de saúde através da internet
Gates escreveu: “As pessoas vão pagar suas contas, cuidar de suas finanças, e se comunicar com seus médicos pela internet.”

Além dos bancos agora terem serviços pela internet, existem sites feitos especialmente para facilitar o pagamento online, como PagSeguro e PayPal. E na questão de saúde, além de médicos e pacientes se comunicarem via e-mail, existem sites dedicados a oferecer informações médica a pacientes, Médicos Online e Médico Responde.
4. Assistentes Pessoas e a Internet das Coisas
Gates escreveu: “Serão desenvolvidos companheiros pessoais. Eles vão se conectar e sincronizar todos os seus dispositivos de forma inteligente, em casa ou no escritório, e permitir-lhes trocar dados. O dispositivo irá verificar o seu e-mail ou notificações, e apresentar as informações que você precisa. Quando você vai à loja, você pode dizer que receitas deseja preparar, e ele vai gerar a lista de ingredientes que você precisa pegar. Ele irá informar todos os dispositivos que você usa as suas compras e programação, o que lhes permite ajustar automaticamente ao que você está fazendo. ” 
Ainda não chegamos totalmente no cenário descrito por Bill Gates, mas estamos bastante perto. Assistentes como a Siri e a Cortana estão em nossos smartphones para nos ajudar, aplicativos como o Dropbox nos permitem troca de dados entre dispositivos de maneira rápida e fácil, e a internet das coisas deixa cada vez mais conectada nossa vida real à web.
5. Monitoração da casa online
Gates escreveu: “Constante monitoramento de sua casa vai se tornar comum,com vídeos que irão informá-lo quando alguém visita enquanto você não está em casa.”

Hoje em dia, a maioria das instalações de monitoração residencial vêm com tecnologia para se acessar o vídeo em múltiplas plataformas, e também foram criados câmeras e aplicativos com esse fim em mente: Home Monitor e Vue Zone.

 
6. Sites de Relacionamento
Gates escreveu: “Sites privados para seus amigos e familiares vão ser comum, o que lhe permite conversar e planejar eventos.”
O Facebook, o Twitter, e o Instagram são os reis do momento, mas nossa sociedade já viu o crescimento e a morte de diversas outras mídias sociais.
7. Ofertas promocionais automáticas
Gates escreveu: “Software que sabe quando você reservar uma viagem e usa essas informações para sugerir atividades no destino local. Ele sugere atividades, descontos, ofertas e preços mais baratos para todas as coisas que você deseja participar “.
Sites como o Decolar já funcionam com esse tipo de tecnologia.
8. Sites de discussão de esportes ao vivo
Gates escreveu: “Ao assistir a uma competição de esportes na televisão, serviços permitirão que você para discuta o que está acontecendo ao vivo, e entre em concursos onde você vai votar em quem você acha que irá ganhar.”
Já existem vários sites de opostas e fóruns especializados para debates esportivo, mas vemos muito é as pessoas usando seus sites de relacionamento habituais, Facebook e Twitter, para discutir sobre partidas em tempo real.
9. Publicidade inteligente
Gates escreveu: “Dispositivos terão publicidade inteligente. Eles vão conhecer as suas tendências de compra, e vão exibir anúncios que são adaptados para as suas preferências. “
Isso já acontece, mas a maioria da população ainda não se decidiu se é a favor ou contra. Por um lado, é bastante invasivo da vida e preferências da pessoa; por outro lado, é extramente conveniente saber qual loja perto de você está vendendo coisa que você gosta.
10. Links para site em televisão ao vivo
Gates escreveu: “Emissão televisiva irá incluir links para sites e conteúdos relevantes que complementam o que você está assistindo.”
Isso já é comum em videos promocionais da maioria das grandes empresas no mundo.
11. Fóruns de discussão online
Gates escreveu: “Moradores de cidades e países serão capazes de ter discussões na internet sobre questões que os afetam, como a política local, planejamento da cidade, ou de segurança.”
O que vemos é que a maioria dos sites de noticias tem uma área dedicada a comentários onde as pessoas expressão suas opiniões a respeito dos assuntos tratados. Além disso, fóruns e grupos de discussão se formaram em redes sociais para tratar dos mais diversos assuntos cívicos.
12. Sites online com base em interesses
Gates escreveu: “As comunidades online não serão influenciadas pela sua localização, mas sim, o seu interesse.”
Atualmente existem diversos sites de notícias, blogs e comunidades online concentrados em temas individuais. Muitos sites de notícias expandirão-se para mercados verticais separados, oferecendo uma cobertura mais aprofundada sobre um determinado tema.
13. Software de gerenciamento de projetos
Gates escreveu: “Os gerentes de projeto montando equipes serão capazes de ir online, descrever o projeto, e receber recomendações de pessoas disponíveis que se encaixam às suas necessidades.”
Você já conhece os programas da Atlassian ou da TeamWork? São somente dois exemplos do amplo mercado de softwares para gerenciamento de projetos.
14. Recrutamento online
Gates escreveu: “da mesma forma, pessoas à procura de trabalho serão capaz de encontrar oportunidades de emprego online, declarando seu interesse, necessidades e habilidades especializadas.”
Não somente isso se tornou verdade, como se tornou regra. A maioria das grandes empresas divulgam suas vagas online, mandam e-mails para possíveis candidatos, fazem parte de seus processos seletivos via internet por provas online ou reuniões por Skype. Além disso, foi criada uma rede social especificamente para conexões de trabalho, o Linkedin.
15. Software de comunidade empresarial
Gates escreveu: “As empresas serão capazes de propor seus serviços para um trabalho, seja ele um projeto de construção, a produção deum filme, ou uma campanha publicitária. Este será um eficiente método para as grandes empresas que desejam terceirizar algum trabalho, empresas à procura de novos clientes, e empresas que não têm um provedor usual para o referido serviço. “
Muitos softwares corporativos estão focados no aspecto social do mesmo, assim os usuários podem chegar a outras empresas e iniciar uma conversa que pode levar a projetos maiores diretamente dentro de seus aplicativos.
Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s