STARTUPS: Vendendo histórias, e não tecnologia

A Mashable está fazendo uma série de artigos sobre negócios e empreendedorismo, e apresentou uma lista com 8 passos para o momento de apresentar sua startup ao público (investidores e clientes).

Apresentar sua ideia para possíveis investidores é uma tarefa complicada e estressante não importa a situação, mas no ramo da tecnologia pode ter uma dificuldade a mais: como explicar uma tecnologia desconhecida a pessoas sem conhecimento da área?

Às vezes, a tecnologia não é de claro entendimento como uma rede social, nem de óbvio benefício como fontes de energia renováveis, e às vezes a ideia não apresenta um fator de deslumbramento ao ouvinte. Isso tudo não significa que ela não seja importante em sua área e que não tenha potencial de dar muito certo.

Para resolver o dilema sobre como apresentar uma ideia complexa a investidores, seguem os 8 passos:

1. Conte uma história da sua indústria que seja fácil de entender
Mostre como esse problema que sua ideia se dispõem a resolver afeta a vida de pessoas.

2. Estabeleça sua posição como um especialista no setor que entende os problemas cotidianos
Apresenta dados para respaldar suas opiniões, e mostre como esses dados implicam em situações para o público.

3. Relacione a situação com o universo do ouvinte
Use a criatividade na construção de analogias que os investidores possam se conectar.

4. Dê o espaço aos ouvintes para pensar sobre como isso pode afetá-los e interaja com o grupo
É um bom momento para responder perguntas do público.

5. Identifique o ponto em que o público parece mais interessado. 
Quais são suas dificuldades? Quais são seus medos? Quais são suas expectativas?

6. Tente criar desejo e ajude o público a se ver usando seu produto.
Um bom jeito de atingir isso é fazer perguntas que faça os ouvintes admitirem suas necessidades e os resultados que desejam.

7. Faça seu público dizer seu próximo passo.
Esta é uma técnica para ajudar a minimizar o tempo você vai gasta perseguindo leads. Ele também irá lhe dar um modo de verificar a realidade de onde você está no processo de vendas.

8. Estabeleça quem são os tomadores de decisão.
Quem mais precisamos envolver nessa ideia para mover o projeto para a frente?

Este modelo serve para qualquer apresentação para investidores, mas é particularmente eficiente para quando se tem que apresentar uma ideia complexa. Ao apresentar uma situação fácil de se relacionar, se permite que investidores entendam o potencial da ideia sem entrar na discussão técnica. No lugar, o foco fica na entrega de um valor – e isso começa ao se contar uma história.

Fonte: Mashable

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