GESTÃO: 5 dicas para contratar e reter talentos

A contratação de colaboradores excepcionais às vezes é o que separa as empresas das Grandes Empresas. Mas nem sempre é fácil identificar esses talentos, e mantê-los dentro de seu negócio.

Pensando nisso, a revista Entrepeneur criou a lista com cinco pontos essenciais para contratar e reter os melhores talentos de seu mercado.

PONTO 1: Qual é sua cultura organizacional? A cultura da empresa é ao mesmo tempo um sentimento e um foco. E nem sempre isso depende de investimento financeiro. Happy Hours, festas de aniversário, time de futebol da empresa são ideias pouco revolucionárias, mas que funcionam muito bem. A Google, famosa por ter seus escritórios extravagantes e modernos, ainda usa esse tipo de técnica para ajudar a criar uma atmosfera de diversão e amizade dentro da empresa. Já que o trabalho toma tanto tempo da vida de uma pessoa, um bom ambiente de trabalho (físico e social) é uma parte significante na decisão de entrar ou ficar em uma organização.

PONTO 2: O quão boa é sua comunicação? Atrair e manter os melhores talentos demanda a habilidade e a vontade de articular a importância de trabalhar como um time, assim como oferecer feedback constantes e frequente reconhecimento por bons desempenhos. O Twitter se orgulha de seu sistema de comunicação transparante em importantes decisões de gestão que abrange todos os 14 escritórios localizados ao redor do mundo. Isso demonstra que boa comunicação não é apenas uma questão de meios, é uma questão de prioridades. Ouvir e apreciar as ideias da equipe, e implementar as que forem possíveis, reconhecendo as pessoas que trouxeram essas melhorias é um fator chave. Os melhores colaboradores preferem trabalham em empresas onde eles se sentem valorizados, ouvidos e apreciados.

PONTO 3: O quão significativo é seu trabalho? Os melhores talentos tem ânsia por organizações que trabalham com um propósito. Se sua empresa não trabalha com um mercado considerado ‘significativo’, pode-se alinhar a organização com uma causa social para prover a necessidade de fazer diferença dos colaboradores. Os Millenials (atualmente o grupo mais provável de ter os melhores e mais brilhantes talentos) já deixaram claro que buscam trabalhar em empresas que contribuem positivamente para sua comunidade e para o mundo.

PONTO 4: Você oferece um plano de crescimento aos seus colaboradores? É importante propiciar oportunidades para aprendizagem e crescimento, ao mesmo tempo em que proporciona feedback construtivo para os talentos se desenvolverem. E uma vez que o colaborador se qualificou, a chance de chegar a posições de liderança rapidamente motiva os talentos. Ofereça chances para os seus melhores colaboradores assumirem mais responsabilidade, terem visibilidade com clientes e parceiros. Atualmente, os maiores talentos apreciam esse tipo de ajuda.

PONTO 5: Você está usando tecnologia para desenvolver sua empresa? Atualmente, os jovens colaboradores esperam que a empresa adquira novas tecnologias, e eles estão prontos para usá-las eficazmente. Isso significa que motivar os talentos  a encontrar e aprender como as melhores tecnologias de seu mercado funcionam é um método de manter eles engajados em sua empresa. No final, essa política garante não só que os colaboradores de alto desempenho estarão felizes, como também que sua empresa estará a par das melhores tecnologias de seu setor.

É importante notar que NENHUM desses pontos demanda grandes quantidades de capital de investimento. Ainda que dinheiro seja importante, ele não é a única maneira de fazer um colaborador se sentir apreciado e se manter engajado com sua empresa. Um bom ambiente de trabalho, ser reconhecido, ter chances de se desenvolver e ter suas ideias ouvidas são fatores que podem ser tão importantes quanto o contra-cheque.

Fonte: Entrepreneur

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s