ENTREVISTAS QUE INSPIRAM – Gabrielle Bernardon (Espaço Dellas)

“Para ser bonita, divirta-se”

Gabrielle Bernardon

O mercado de beleza brasileiro é considerado um dos mais resistentes da economia nacional. Com números impressionantes o segmento manteve-se em crescimento frente à crise, apresentando em 2015 – após 23 anos – o seu primeiro indicador negativo. Embora os números pareçam atraentes, este também é um mercado competitivo, com diferentes níveis de especialização e composto por uma grande quantidade de profissionais autônomos, o que torna a ideia de empreender neste ramo um desafio.

Em um setor com este nível de complexidade parece difícil inovar e oferecer um serviço diferente aos clientes, mas é isso que Gabrielle Bernardon, junto com o sócio Rômulo Figurelli se propõe a fazer no Espaço Dellas.

 

“Temos foco total na mulher. Poderíamos dizer que somos a febre das barbearias, porém na versão feminina.”

a72b0a_a8f71b75313644a08429f840692b549f-1

Beauty bar – um conceito americano que agora se espalha por terras brasileiras ainda de maneira tímida e esta é a proposta do Espaço Dellas. Uma mistura de um salão de beleza com um bar, que conta com opções de alimentação e bebidas selecionadas minuciosamente para atender a um público feminino exigente. Mas não é só mais um salão, os beauty bars tendem a ter um conceito bem atrelado a serviços específicos, entregando uma experiência além do produto. No Espaço Dellas, por exemplo, não tem tintura, química, depilação ou outros serviços demorados. O que se oferece são produtos mais “dia a dia”, como esmaltação, maquiagem e escova, onde a cliente pratique uma compra recorrente ao invés de ocasional.

Formada em administração, Gabrielle trabalhou 7 anos em uma empresa de exportação de carnes, através da qual teve a oportunidade de morar em Angola durante um ano. Já de volta ao Brasil ela iniciou o seu processo interno de amadurecimento da ideia e esteve a frente de eventos voltados ao empoderamento feminino. Guiada pelo desejo empreendedor Gabrielle encontrou um ponto e em menos de 60 dias, após fazer a decisão de mudar de vida, o salão estava aberto. Desde a abertura do negócio a proposta já contava com o serviço de bar, porém amarrar o conceito com as questões práticas deste mercado revelou-se um grande desafio.      

 

“Eu e o Rômulo somos formados em administração, mas não fizemos nada do que aprendemos na faculdade. Decidi que ia abrir um salão, em duas semanas achei o ponto e em menos de 60 dias já estava funcionando. A gente não planejou nada, e isso foi muito ruim, pois se tivéssemos planejado, o negócio teria dado certo muito antes”

Nessa pressa toda, pouco planejamento sobre o que seria a empresa foi feito. A proprietária imaginava um conceito: “um salão que não fosse salão”, mas não sabia o que isso significava na prática. Sem estratégia estabelecida, o Espaço Dellas entrou em um mercado muito competitivo oferecendo um serviço já com pequenos diferenciais, mas muito incipiente. Fato este que quase levou a empresa à falência.

Por um ano e meio o salão ficou aberto nessa situação e passou por muitas dificuldades. Os sócios foram até encorajados a vender o salão antes de acumular dívidas, mas eles não desistiram. Acreditando no potencial da empresa, decidiram então se reorganizar inteiramente e fazer um projeto estratégico para o negócio.

 

“Depois de um ano e meio, nós estávamos em uma situação bem ruim, quase fechando. Mas a gente acreditava na ideia e resolveu ver o que estava acontecendo de errado.”

Foi aí que o conceito de beauty bar surgiu de forma mais definida, mais do que um serviço complementar o bar passou de fato a ser parte do contexto do negócio. Inspirado no Dry Bar dos Estados Unidos atualmente, o Espaço Dellas tem como produtos principais a esmaltação, a maquiagem e o blowOut (escovas rápidas). E, além da adequação dos serviços algumas outras estratégias foram adotadas pelos gestores, tendo como objetivo fazer com que o Espaço Dellas seja parte da vida da cliente.

“Nesses três anos aprendemos na marra o que a cliente queria, que não era nada o que pensávamos no início.”

waze5

Hoje o conceito inovador do negócio está intrínseco nos detalhes de toda a entrega da oferta, onde o propósito do Espaço Dellas – “Para ser bonita, divirta-se” – fica evidente. O blowOut – que é um tipo de escova rápida – é um dos serviços que foi agregado ao mix nesta reformulação. No Espaço Dellas este tipo de escova (batizadas com nome de drinks famosos, é claro!) é escolhido através de um cardápio e o preço deste serviço é sempre o mesmo, não importando o tamanho do cabelo da cliente ou a marca da bolsa que ela carrega (infelizmente uma prática comum em salões badalados).

_dsc5183

ESPAÇO DESTINADO AO SERVIÇO DE BLOW OUT, ONDE O TIPO DE ESCOVA É ESCOLHIDO ATRAVÉS DE UM CARDÁPIO

 

Ao reformular os serviços os gestores também desenvolveram o agendamento via aplicativo mobile e ofertas pensadas para uma cliente que já tem um cabeleireiro com quem faz corte e química, mas precisa de um lugar para fazer pequenos serviços cotidianos. Por isso, o salão abre bem mais cedo que os demais players, às 7h da manhã. A proprietária garante também que não é necessário marcar hora: “É só chegar que em até 10 minutos o atendimento é realizado”. Assim a cliente faz a unha e o cabelo, toma café da manhã e está pronta para ir trabalhar antes do inicio do expediente.

 

“No início achei que ia vender muita bebida alcoólica, mas o bar gira em torno de lanches e sucos. Convidamos então uma nutricionista para trabalhar o cardápio em conjunto com a gente.”

 

Em relação ao serviço de bar, ao estruturar essa seção da empresa no inicio do projeto os sócios imaginaram que bebidas alcoólicas seriam as mais requisitadas, acreditando que as clientes utilizariam a empresa para fazer o happy hour com as amigas. Mas foi no dia a dia que eles notaram que suas clientes iam lá muito mais para tomar um café da manhã ou lanche da tarde, e repensaram todo o cardápio para melhor se ajustar a esses momentos. Com a consultoria de uma nutricionista, agora são oferecidos também alimentos leves, como sucos detox e sanduíches, que podem ser degustados enquanto se faz a unha ou o cabelo.

_dsc5041

AMBIENTE DE BAR ONDE É POSSÍVEL CONSUMIR MESMO SEM ESTAR EM ANTEDIMENTO

 

O Espaço Dellas mudou muito desde que foi criado, mas Gabrielle e Rômulo ainda não estão satisfeitos. Os sócios ainda têm muitas ideias de mudanças e ajustes que desejam fazer na empresa, e ao mesmo tempo estão estruturando um modelo de franquias que desejam espalhar por todo território brasileiro.

 

“Eu quero ter Espaço Dellas no Brasil inteiro, uma franquia nacional.”

 

Para isso, a empresária está se distanciando da operação diária da empresa para trabalhar focada na gestão estratégica e financeira do negócio enquanto Rômulo, por sua vez, trabalha nas áreas de marketing e comunicação. Os sócios já receberam propostas de clientes que querem abrir filiais do salão em outros lugares, mas Gabrielle acredita que ainda falta planejamento – depois do sufoco que passaram ao abrir o salão sem estudos e planos, agora os sócios calculam muito bem cada movimento que farão com a empresa.

 

“O maior desafio que enfrentamos foi ter aberto sem planejamento nenhum e ver que em um ano e meio o negócio não deu certo. Daí tivemos que nos reorganizar e tentar de novo. Então o mais difícil foi continuar e não desistir.”

 

Gabrielle acredita que uma empresa é relevante quando torna a vida das pessoas melhores e é isso que tenta fazer com o seu negócio. O Espaço Dellas oferece um lugar para as mulheres relaxarem e se cuidarem – seguindo a linha do “ficar bem para se sentir bem”. Em um mercado onde 7 mil empresas abrem todo mês (a maioria informalmente) e onde se presume que existam mais de 1 milhão de empresas concorrendo, o Espaço Dellas se destaca através de conceitos novos e atuais, em relação ao entendimento de beleza e empoderamento feminino.

img_20140726_161140223

OS SÓCIOS RÔMULO FIGURELLI E GABRIELLE BERNARDON

 

O Espaço Dellas fica em Porto Alegre, na Alameda Sebastião de Brito, 147.
Para mais informações acesse o site

SOBRE O “ENTREVISTAS QUE INSPIRAM”

Somos inquietos e apaixonados por informações e conteúdo que , além de nos estimular,  sirvam de referência para o nosso trabalho. É nesse contexto que o projeto  ‘Entrevistas que Inspiram’ nasce, dando luz a empresas, profissionais e projetos de relevância e que merecem destaque.

Neste espaço de entrevistas, os protagonistas são profissionais que servem como interlocutores das empresas que atendem ao propósito do projeto. Para selecionar as empresas participantes nosso time busca negócios relevantes e pertinentes ao mercado. O tamanho não importa, mas sim o conceito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s