INOVAÇÃO: Dream Digital, evento GeneXus

A convite da Bantotal nós participamos do 26° Genexus Meeting, que ocorreu na semana passada, em Montevidéu. A GeneXus, que tem como visão ser o Software para Criar Software, promoveu um excelente evento para sua “comunidade” recebendo participantes de mais de 20 países entre colaboradores, desenvolvedores, representantes, clientes e “clientes dos clientes”.

O tema do evento – “Dream Digital” – está intimamente relacionado ao universo tecnológico onde a “comunidade GeneXus” está inserida e a provocava a “sonhar”, sonhar em criar, transformar, solucionar e melhorar. A tecnologia, de uma forma mais exponencial, possibilita produzir soluções agora, que antes – quase que ontem – eram consideradas impossíveis. As palestras, ou ‘charlas’ como dito por lá, transitaram por temas técnicos relacionados ao lançamento da versão GeneXus 15, mas também por temáticas de inovação, modelos de negócio, relacionamento, estratégia, empreendedorismo e a DISRUPÇÃO que a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL irá gerar.

20160926_090031

Esta edição do GeneXus Meeting contou com mais de 4 mil participantes.

 

Personalizando um pouco a experiência, destacarei dois pontos que me despertaram a atenção nas palestras que assisti. Primeiro, é a consciência, quase que coletiva, que a concorrência pode surgir de qualquer lugar e, por isso, o movimento de grandes empresas de tecnologia em se tornar mais amigáveis. É quase consenso a estratégia de facilitar a programação de soluções para operar junto a “softwares de core” (ERP´s, por exemplo) a partir da publicação e facilidade de acesso aos API´s. O mundo das soluções tecnológicas está mais próximo e mais interligado.

E, o segundo ponto é, que a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL não é um movimento tecnológico e sim um movimento sócio-cultural conduzido por mudanças nas sociedades, nos hábitos e valores das pessoas. Hoje há a busca de um maior sentido nas interações das pessoas com outras pessoas, com as empresas, com os governos e consigo mesmo, onde a tecnologia tem – e terá cada vez mais – o papel de ser a interface simples, para soluções inteligentes e com respostas pertinentes. A TECNOLOGIA é, e será, importante para ligar a pessoa ao que lhe é RELEVANTE.

Bom, a disrupção virá e a transformação digital será uma das culpadas. Se será uma ameaça ou uma oportunidade, dependerá de como cada organização estará preparada e disposta a lidar com as mudanças. E, para finalizar, deixo aqui o link para um artigo sobre “concorrência vir de qualquer lugar”, que apesar de já ser um senhor segue bastante atual.

Por Guilherme Schulze, Coordenador de Desenvolvimento da INEX.

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s