GESTÃO: Empresas enfrentam críticas por apoio a Trump

Nos últimos dias não fala-se outra coisa internacionalmente do que a controversa eleição norte americana onde Donald Trump superou todas as pesquisas e expectativas garantindo sua vitória.

E em tempos onde cada vez mais o público busca que a posição política das empresas com quem se relaciona estejam alinhas com seus valores, muitas marcas estão recebendo duras críticas por demonstrar apoio ao novo presidente eleito.

print_tweets_sergio_perezA seção mexicana da HAWKERS, empresa de óculos de sol fez uma piada de extremo mau gosto ao dizer que os mexicanos “podem usar óculos para esconder os olhos chorosos enquanto estiverem construindo o muro”. O tweet faz menção a uma das propostas de Trump de construir um muro na fronteira entre EUA e México para controlar a imigração ilegal, e demandaria que o México pagasse pela construção do muro.

Sergio Pérez, piloto mexicano de F1 da Force India que era patrocinado pela Hawkers não gostou da brincadeira e se posicionou publicamente contra a marca. Não satisfeito, ainda definiu o fim de sua parceira com a empresa, pois não aceitaria a piada feita com seu país. Fazia apenas uma semana que a Hawkers havia uma edição especial de 20mil óculos batizados de Pérez, em homenagem ao piloto. Para tentar diminuir a repercussão negativa, a Hawkers MX deletou seu tweet e publicou outros pedindo desculpas a seus consumidores.

Em entrevista Sergio Pérez afirma “Eles sentem muito, e eu sinto muito também. Eu conheço os donos e sei que trabalham bem e que nossa relação seria de muito sucesso. Mas meu país e meu povo vêm em primeiro lugar, e eu quero apoiá-los e não deixarei ninguém rir do meu país.”

cw3dorwucaaq_b8
Outra empresa sofrendo com seu posicionamento político é a New Balance. A empresa demonstrou publicamente seu apoio a Trump e um representante da empresa apresentou a seguinte declaração: “A administração de Obama não nos deu ouvido e francamente com o presidente eleito Trump, nós sentimentos que as coisas irão começar a se mover na direção certa”.

A New Balance toma essa posição pois, como Trump, é contra a nova política de blocos de livre comércio liderada por Obama, que levou a assinatura do TPP  (Tratado Trans Pacífico). O TPP aumenta os incentivos para empresas levarem suas indústrias a países asiáticos. Uma das empresas que demonstrou maior apoio ao TPP foi a Nike, que já produz quase que inteiramente em países asiáticos e é grande concorrente da New Balance. Dessa maneira, a empresa declarou quinta feira que “Como a única grande empresa que ainda produz tênis esportivos nos Estados Unidos, a New Balance tem uma perspectiva única de comércio em que nós queremos produzir mais sapatos nos EUA, e não menos”.

cw_s6ntwgaadcmfAs declarações políticas da empresa não foram recebidas com bons olhos por parcela de consumidores no Twitter, que não se sentiram mais representados pela marca. São diversos vídeos e fotos tweetados nos últimos dois dias de pessoas colocando seus tênis no lixo, na privada e até mesmo incinerando os calçados.

Fica a lembrança para as empresas a sempre pensarem muito bem antes de se posicionar politicamente. Ainda que o engajamento social no geral gere bons resultados e uma boa percepção do público, conectar a marca a figuras políticas específicas pode ser muito perigoso.

Fontes: The Guardian, Huffington Post

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s