INOVAÇÃO: O que é a Era Pós-Apps?

Em 2015, a Gartner anunciou que até 2020 não vamos mais utilizar mais aplicativos, entraremos na Era Pós-Apps. Algumas pessoas entenderam isso como um aviso de que a indústria de aplicativos irá estagnar ou entrar em recessão, pois aplicativos irão perder sua relevância. Entretanto, o que a Gartnet quer dizer é que o papel dos aplicativos irá mudar, e com isso a maneira com que os usuários interagem com eles irá mudar também.

O primeiro iPhone não tinha uma App Store, igualmente o primeiro Android também não se preocupou com isso. Mas alguns anos depois, com as lojas virtuais de aplicativos facilitando o processo de compra/download deles, aplicativos se tornaram essenciais para a utilização de smartphones.app-store-about

Mas os aplicativos iniciais ainda demandavam que o usuário clicasse e abrisse eles, para poder interagir com o app. Nesse tempo, o aplicativo só funcionava enquanto se deixasse ele aberto na tela do celular, e os desenvolvedores juntavam esforços para criar aplicativos que obrigassem o usuário a ficar com o app aberto em sua tela, e a métrica de utilização usada era “quanto tempo o usuário passa interagindo com o app”.

Foi apenas no iOS 3.0, e no Android 2.2, é que surgiram os avisos de aplicativos enquanto o app estivesse desligado. Antes, os aplicativos poderiam se esquecidos por falta de uso, agora eles iriam relembrar o usuário de sua relevância.

Com a evolução da tecnologia dos smartphones em seus hardwares e softwares, agora os aplicativos podem funcionar totalmente no background do telefone, entrando em contato com o usuário somente em momentos de necessidade.

A Era Pós-App é nada mais que uma evolução dessa tendência. Não é que não existirão aplicativos, é que os usuários não irão ter que lidar diretamente com eles. Interfaces como Google Now no Android, Cortana no Windoes e Siri da Apple serão os novos pontos de contato entre o usuário que o serviço que o app oferece.

siriNa era Pós-Apps, não precisará mais abrir o Uber para chamar um carro, é só pedir para Siri

Em vez de tentar manter o usuário dentro do aplicativo e medir o sucesso pelo tempo em que o app fica aberto na tela do aparelho, as empresas terão que pensar em novas maneiras de entregar a experiência do app sem o usuário ter que manualmente abrí-lo. E é isso o que a Gartner que dizer com era Pós-Apps, o serviço agora é entregue fora do aplicativo.

Fica claro que o papel dos apps não irá diminuir, mas a mentalidade de usabilidade das empresas programadoras terá que mudar. Entregar a melhor experiência para o cliente com o mínimo de contato e esforço do usuário o possível.

Fonte: Mubaloo

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.

Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE       linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s