CULTURA: Tendências para a 2017

Com o ano de 2016 terminando em menos de duas semanas é hora de olhar para o que está por vir. No cenário geopolítico o ano 2017 já conta com incertezas e cautela. Eleições europeias, mandato Trump, instabilidade na Coréia, combate ao Estado Islâmico e a influência Russa são alguns dos fatos que deverão pautar o cenário global.

Olhando para o mundo empresarial escolhemos aquecer os motores para 2017 com uma série temática de posts que tem como base o relatório anual de tendências da J. W. Thompson Inteliggence. Abarcando  diferentes segmentos, as apresentadas  deverão impactar diretamente mercados, produtos, marcas e serviços no próximo ano. Inspire-se, reflita e se necessário repense seu negócio, pois o mundo muda cada vez mais rápido.

Iniciando esta série temática trazemos algumas tendências culturais que irão pautar 2017:

1) Audiência com Experiência

A atenção dos humanos é limitada, existe um máximo de coisas que podemos prestar atenção ao mesmo tempo, assim como um máximo de coisas que vão ficar conosco ao final do dia. Mas são cada vez mais empresas que competem por nossa atenção. Sejam propagandas, jogos, notícias, séries, redes sociais, tudo no fim está competindo por alguns segundos da audiência do usuário.

O marketing de ‘clique aqui’ está ficando para trás e corre o risco de alienar seu público mais do que engaja-lo, pois sua mensagem vai ficar no background. As empresas agora pensam em maneiras para que, nos poucos segundos em que detém a atenção de seu público, consigam tornar o momento marcante. É aí entram as novas Estrelas da Experiência. Os consumidores urgem por novas experiências trazidas pela tecnologia de ponta, e não são quaisquer empresas de marketing e eventos que conseguem apresentar esse tipo de serviço.

As empresas vão competir por experiências baseadas em tecnologia, assinadas por grandes nomes do marketing experiencial. Como no caso da HP que trouxe os tecnologistas experimentais Dave & Gabe, Gabriel Pulecio e Zachary Lieberman  para criar The Lab. Ele ocorreu durante os 3 dias do festival de música Panorama e convidada os participantes a se engajar com sete instalações de arte digital interativas para se expressar e deixar sua marca com a ajuda da tecnologia.

hp-innovation-room
O HP Inoovation Room mostra como as empresas estão traduzindo a tendência experiencial.

2) Civic Silicon Valey

O poder disruptivo das empresas do Vale do Silício esta mudando de espoco. Não são somente produtos e negócios inovadores que representaram este ‘fenômeno’, agora a inovação virá em grande escala e começará a atuar no âmbito civil.

Mark Zuckerberg está construindo uma escola e demonstrando como pretende influenciar na ‘nova educação’, O Google está tentando resolver problemas urbanos através do Sidewalk Labs, Jeff Bezos está criando sua própria infra-estrutura de transporte e Elon Musk quer (além de colonizar Marte) viabilizar o Hyperloop – sistema que transporta passageiros e cargas em cápsulas, que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão.

elon_musk_hyperloop_dezeen_936_10
Projeções do Hyperloop, que seria a tecnologia em desenvolvimento mais próxima do teletransporte.

Estes gigantes do Vale do Silício já criaram empresas relevantes e em 2017 vão movimentar a sociedade de outras formas e com outras (e porque não maiores) ambições.

3) Go Girls

Como diria Beyonce: Who run the world? Girls.

Não é somente a igualdade de gênero e o empoderamento feminino que serão alvos de debate em 2017, mas também a discussão sobre temas que já deixaram de ser tabu e devem ser falados abertamente como sexualidade e menstruação. As mídias sociais ajudarão a derrubar fronteiras jogando luz sobre estas questões especialmente em culturas mais tradicionais.

Um exemplo deste movimento cultural foi a  entrevista concedida pela nadadora chinesa Fu Yuanhui nas Olimpíadas do Rio, que levantou um ponto raramente debatido em público (inclusive no ocidente). Quando questionada sobre motivo do fracasso da equipe chinesa no 4×100 a nadadora pediu desculpas as companheiras e argumentou: “Não nadei bem desta vez. É porque minha menstruação veio ontem, então me senti muito cansada – mas isso não é motivo, eu ainda não nadei bem”. Como resultado, muitos telespectadores regiram pelas redes sociais dando apoio a atleta e também evidenciando o fato do absorvente interno não ser um produto propagado na China (estima-se que apenas 2% das mulheres chinesas usem este tipo de produto)., justamente porque não é um assunto ‘adequado’.

pexels-photo
Os movimentos feministas ganham novos rumos em 2017.

Outra tendência cultural relacionada ao universo feminino diz respeito à ocupação criativa e artística de grupos de mulheres marginalizadas, em especial da geração Z, através de iniciativas online. Liderando este movimento estão projetos como a School of Doodle. Lançada em abril de 2016 pelo Kickstarter trata-se de uma plataforma online voltada para meninas de 13 a 19 anos. Nela, são realizados seminários, desafios de criatividade e conselhos de carreira com parceiros como Anna Sui e Arianna Huffington. Segundo o seu manifesto, a ‘Escola de Rabiscos’ (em tradução livre) dá a estas usuárias instrumentos para exigir serem vistas e ouvidas através da arte.

Hollywood também já demonstra que está atenta a esta tendência. Segundo dados da própria indústria cinematográfica os espectadores que se consideram “minorias” compram mais ingressos per capita do que freqüentadores médios. Espere ver muito mais filmes com protagonistas mulheres ao estilo do remake de Ghostbusters.

ACOMPANHE >>> No próximo post vamos falar de tendências de Tecnologia e Inovação

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s