ALIMENTAÇÃO: Tendências alimentares para 2017

Continuando com nossa série temática de posts sobre tendências para 2017 com base no relatório anual de tendências da J. W. Thompson Inteliggence. Apresentamos diferentes segmentos, as tendências listadas deverão impactar diretamente mercados, produtos, marcas e serviços no próximo ano. Inspire-se, reflita e se necessário repense seu negócio, pois o mundo muda cada vez mais rápido.

Iniciando esta série temática trazemos algumas tendências de alimentação que irão pautar 2017:

1) Voltam os coquetéis

Os últimos anos foram dos fermentados artesanais e em pequena escala, mas isso já saturou o mercado de bebidas alcoólicas. 2017 marca a volta dos destilados e dos drinks e coquetéis. Essa tendência valoriza sabores distintos, novas técnicas de produção e alma de origens remotas. Como o baiju, fermentado de origem chinesa que por muitos anos foi renegado como uma bebida de qualidade inferior e que agora renasce em novas marcas como uma bebida exótica.

Novas técnicas de destilaria permitiram o nascimento da vodka Fog Point na Califórnia, feita com base de vinho. É uma vodka gluten-free que a empresa afirma ser a alma de São Franscisco. No âmbito do whisky, uma nova versão mais leve da bebida pretende cativar consumidores mais jovens e é chamada de ‘whisper whiskey’.

hangar1-fog-point-bridge
Fog Point é uma vodka gluten-free feita de vinho

2) Alimentação Ayurvedica

Ayuverdica é uma linha da culinária indiana que busca manter a saúde com base em ingredientes ‘remédios’ e balanceados. Essa tendência é uma prática médica antiga  e pode ser customizada para balancear as energias do usuários, chamadas de doshas. E 2016 inaugura o primeiro restaurante especializado em alimentação ayuverdica em NY. Outros restaurantes embora não tenham se convertido, adaptaram algumas das práticas dessa alimentação em seus pratos, como o grande uso de açafrão.

4931764728_4231cc5050_b

Diversidade de temperos da alimentação Ayuverdica

3) Cozinhas Smart

Em 2017 deve ser lançado o primeiro robô cozinheiro para residências pela Moley. Esse é um caso extremo de uma tendência muito forte desde 2016, a internet das coisas na cozinha. A SmartPans criou panelas que auxiliam o usuário em receitas e a Samsung lançou um refrigerador de onde se pode fazer as compras da semana. A cozinha deve ser a primeira peça da casa a estar totalmente automatizada.

pantelligent
Gif explicando o funcionamento da SmartPan

4) Novos Veganos

A alimentação vegana sai do âmbito exclusivo de proteção animal e entra cada vez mais na esfera da alimentação saudável. Isso significa uma diminuição nos produtos processados, como o hambúrguer de soja, e uma maior aderência a novas fontes proteicas.

Três dessas fontes proteicas devem despontar em 2017: ervilhas, cogumelos shiitakes e lentilha d’água. A proteína de ervilha é feita de ervilhas amarelas secas em pó e ganhou popularidade graças ao Beyond Burguer, um hambúrguer vegano que chega a ‘sangrar’ como um hambúrguer real.  O cogumelo shiitake foi transformado em proteína em pó pela MycoTechnology no Colorado, a empresa desenvolveu uma variedade de shiitake com ainda mais proteína que o normal.  E a lentilha d’água é uma planta aquática cheia de proteínas e amino ácidos que deve tomar o lugar das algas marinhas como ‘rainha da proteína’

2a8753d000000578-3161195-image-a-18_1436893877059
Pó de proteína de lentinha d’água

5) Mercadinho Drive thru

Não contente em dominar o mercado do e-commerce, agora a Amazon está abrindo ‘mercadinhos’ físicos para seus clientes poderem comprar produtos do dia a dia, pão, queijo, leite, ovos. Por sua vez, o Walmart começou a testar um sistema de ‘entrega na calçada’,  é só encomendar o que precisa e passar para pegar sem sair de seu carro. Em Porto Alegre, o Supermago lança o primeiro serviço de ‘mercado drive trhu’ da cidade.

21151832
Sistema drive trhu do Supermago em Porto Alegre

6) Nootropics

Bio hacking é o conceito de utilizar produtos alimentícios para aumentar a capacidade humana, no geral a capacidade de raciocínio. Foi do Vale do Silício que essa tendência se propagou e agora surgem startups com esse objetivo específico. A Nootrobox recebeu US$2 milhões em investimentos por lançar gomas de mascar de cafeína e vitaminas que prometem “aumentar o foco e a clareza” e descreve suas balas como “café de astronautas”. Outra empresa desse nicho é a Hacker’s Brew, um café nootropic que promete aos seus usuários os ajudar a atingir seu auge de performance cognitiva e benefícios de longo prazo.

7) Fast food Revival

Os últimos anos foram de demonização do fast food, enquanto a tendência era de alimentação saudável e equilibrada. Mas o tempo de só comer quinoa e grão de bico deixou os consumidores com fome de algo um pouco menos saudável. Aí abre-se espaço para uma reinvenção dos fast foods. Os consumidores não vão mais aceitar carnes processadas, cheias de produtos químicos e molhos com ingredientes vindos direto da tabela periódica. Mas um bom hambúrguer de carne não processada, com bastante salada orgânica e molhos caseiros pode ter espaço na alimentação mais consciente. O Starbird cresceu com essa premissa, oferecendo produtos feitos com galinhas sem hormônios, opções com frutas para o café da manhã, pães assados na própria loja. Renasce o fast food “de antigamente”, tradicional comida americana.

570436e4277af81c684b4172_2southernbelle_mobile
Sanduíche da Starbird

ACOMPANHE >>> No próximo post vamos falar de tendências de Beleza. 

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s