INOVAÇÃO: CES 2017 apresenta o futuro

A CES é o maior evento de apresentação de novas tecnologias anual. A maioria das grandes empresas tecnológicas – LG, Samsung, Sony, HTC – apresenta os conceitos que irá trabalhar nesse ano durante essa feira de janeiro.

Chegou um ponto em que a feira não é mais para apresentar os produtos que irão a venda durante o ano. A CES é um show de inovação e conceitos, muito do que é apresentado lá levará anos até chegar as lojas. Isso dá um vislumbre do que podemos esperar para o futuro.

Shawn DuBravac, representante da CTA (empresa organizadora do evento) afirma que a 3 anos atrás 20% dos exibidores de 2017 nem ao menos existia. Isso demonstra o nível de inovação que o evento apresenta.

32xyfeaybqnml9eosgdtcf-650-80
Samsung POWERbot VR7000

Mesmo com tantas empresas novas e inovadoras, quem está sendo aclamada como ‘vencedora’ da feira é a Amazon por causa de seu assistente virtual Echo. Um pequeno detalhe: a Amazon nem ao menos era uma das empresas exibidoras esse ano. Esse sucesso todo dela vem das diversas empresas de gadgets para casa que faziam questão de anunciar: é compatível com a Alexa!

u8bnnmrl5aaky2x9vh6e4z-650-80
Belkin WeMo Mini

O Amazon Echo agora pode conversar com diversos aparelhos e resolver todos os problemas da casa: desde o aspirador de pó robô da Samsung ( o Samsung POWERbot VR7000) até controlar a entrada de energia a distância de todos os aparelhos da casa com o Belkin WeMo Mini.

Outro mercado que chamou atenção na CES 2017 é o de games, mais especificamente o de periféricos e laptops para jogos. A Razer apresentou ao mundo o Razer Project Valerie, o ultimate gaming laptop com nada menos do que três telas marcando o fim da moda dos ultrabooks e ultra slims pois para oferecer altíssima performance não dá para ser super fino (ainda!). Por sua vez, a Acer apostou nos pcs desktop e apresentou um monitor que segue os olhos do jogador para garantir mais precisão nos comandos, o Acer Predator Z301CT – agora mouse e teclado não serão  mais os únicos modos de comandar um jogo.

razer-project-valerie-ces2017-07
Razer Project Valerie
https3a2f2fblueprint-api-production-s3-amazonaws-com2fuploads2fcard2fimage2f3319242fb6f6ba5d-4d17-468c-82c3-053afc186af6
Acer Predator Z301CT

 

 

 

 

 

A CES também apresentou novos métodos de se relacionar com a Realidade Virtual além dos já conhecidos óculos. Um deles é o Cerevo VR shoes, sapatos que acompanham os movimentos dos pés do usuário e repassam ao gadget de RV utilizado e ainda oferecem feedback sensível aos pés, que pode fazer os usuário sentir que está caminhando por cima de diferentes superfícies (grama, areia, asfalto…) ou até fazer o usuário sentir que está chutando algo/alguém (MMA virtual, será que cola?). E se só sentir os pés não é o suficiente para saciar a vontade de RV, o Hypersuit apresenta uma estrutura que apoia todo corpo do usuário – dá para ‘voar’ no jogo! Infelizmente, o Hypersuit não tem nem ao menos preço nem planos de lançamento ainda.

fnar7uifbkqqc9eqe6cpnf-650-80
Cerevo VR Shoes
slzhxpgksjy69jumxpzhik-650-80
Hypersuit

Mas não é só de tecnologia conceitual que se fez o CES. Algumas empresas aproveitam a feira para apresentar produtos que o público já poderá comprar ainda esse ano. A Withings e a L’Oreal trouxeram para a feira a Kerastase Hair Coach, uma escova de cabelo smart que avalia as condições de seu cabelo e mostra os resultados em um app já indicando o melhor produto para ele.

A Polaroid apresentou a Pop, sua nova câmera de impressão instantânea que deve chegar ao mercado no final do ano.

dn3shqbnqp44wubkdtgjzb-650-80
Kerastase Hair Coach
polaroidpop_01
Polaroid Pop

O mercado automobilístico também deu as caras na CES e com conceitos tão futurísticos que fica difícil imaginar essas máquinas na rua tão cedo. A Mercedes-Benz se une com a Nvidia para em até 12 meses lançarem um carro com inteligência artificial que se auto dirige (projeto conjunto já está sendo trabalhado faz 3 anos). A Toyota já pensa num futuro mais longe, com seu Kinetic Warmth. Promete um carro que será quase como um animal de estimação, que responde a sentimentos, se auto dirige,e que no geral de comunica com seu dono – durante sua apresentação a Toyota convidou o público a se questionar “Um carro pode ser parte de uma espécie?”.

Outro carro muito comentado da feira é o FF91 da Faraday Future, uma empresa automotiva nos moldes da Tesla (só lança carros elétricos e com extremo grau de avanço tecnológico).  O FF91 será lançado para competir com a Tesla em um nível bastante distinto das outras empresas tecnológicas. Ele já chega com inteligência artificial que o permite se auto dirigir e até mesmo estacionar sem ninguém nem ao menos dentro do carro (veja o vídeo aqui).

 

 

Fontes: TechRadar 1, 2, 3, 4; Mashable 1, 2

 

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s