TECNOLOGIA: O que realmente acontece nas cidades onde o UBER entra?

Serviços de motorista por aplicativo como o Uber e o Lyft mudaram muita coisa em nossas cidades, desde nosso método de transporte até legislação,  e muito se falou o quanto isso é danoso aos taxistas.

Mas o que realmente muda no mercado de motoristas/taxis com a chegada desses aplicativos?

File illustration picture showing the logo of car-sharing service app Uber on a smartphone next to the picture of an official German taxi sign

Um estudo feito pela Universidade de Oxford confirma alguns dos impactos mais previsíveis, mas também esclarece mais precisamente os efeitos de mercado.

A pesquisa leva em consideração os dados estatísticos do Departamento de Trabalho dos EUA entre 2009 e 2015. Foram analisadas diversas cidades americanas, dentre elas Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco.

Os números apontam que quando o Uber chega na cidade, o número de motoristas autônomos aumentou em 50%, o que era esperado. Mas número de taxistas não diminuiu, até chegou a ter um pequeno aumento.

Isso não significa que os taxistas não sentiram a presença do Uber. Os ganhos monetários dos taxistas caíram aproximadamente 10% nas cidades onde o Uber é ativo – ao mesmo tempo, os motoristas autônomos receberam um acréscimo de renda em 10% também.

606983-970x600-1
Protesto de taxistas contra o Uber

Fonte: MIT Technology Review

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s