COMUNICAÇÃO: Relembre 10 parcerias icônicas entre marcas e filmes

O cinema sempre foi uma poderosa ferramenta de marketing para as empresas buscando alavancar suas marcas.

Apresentar um produto em um filme não é simplesmente uma comunicação direta da marca, mas também conecta eternamente a marca ao contexto do filme ou a algum personagem, influenciando profundamente no conceito e posicionamento da marca ao público.

Por sua vez, os filmes procuram certas marcas para utilizar seus posicionamentos já estabelecidos na construção de personagens e cenários.

Fizemos uma lista de parcerias marcantes e icônicas entre filmes que foram sucesso de público e as marcas que apostaram fazer essa conexão com eles.

 

ET + Resse’s Pieces

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O chocolate Reese’s Pieces é utilizado pelo menino Elliot para iniciar sua relação com o ET que apareceu em sua casa. Um rumor que sempre pairou essa parceria é que o diretor do filme, Steven Spielberg, pediu para o M&M’s fazer esse papel mas a marca não quis se associar ao filme. Por sua vez a Hershey, dona do Reese’s Pieces, viu a oportunidade e investiu US$1 milhão na promoção do filme, em troca da possibilidade de utilizar comercialmente a imagem do ET. O resultado acabou sendo extremamente positivo para ambas as empresas – como todos sabem, o filme fez enorme sucesso e se tornou um clássico do cinema; por sua vez a Reese’s Pieces teve um salto de 65% a mais em seu lucro nas semanas após o lançamento do filme.

 

Negócio Arriscado + Ray-Ban

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Um jovem rebelde aproveita uma viagem de seus pais para transformar sua casa em um bordel. Não parece ser um filme que muita marcas gostariam de se envolver, mas a Ray-Ban viu potencial na temática sexy, rebelde e jovem do filme e apostaram em conectar seu modelo icônico de óculos de sol Wayfarer ao personagem principal representado pelo, na época, ator iniciante Tom Cruise. As vendas anuais dos óculos, antes do filme, estavam na casa dos 18mil – após o filme chegaram a 360mil no ano de 1983. Até 1989, a Ray-Ban vendeu mais de 4 milhões de óculos Wayfarer.

 

Náufrago + FedEx + Wilson

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Um gerente da FedEx naufraga em uma ilha deserta com diversas caixas de encomendas. Ele coleta as caixas e utiliza seus conteúdos para sobreviver, um desses conteúdos é uma bolsa de praia da marca Wilson que acaba virando o maior ator coadjuvante do filme. Inicialmente, a FedEx foi contra sua marca ser usada no filme pois achavam que o acidente de avião era muito deprimente e não era o tipo de mensagem que eles gostariam de se associar. Entretanto, o pay off foi enorme pois na última cena do filme o náufrago resgatado após anos vai entregar as encomendas que ele não abriu. Por parte da Wilson, a empresa lançou uma versão de sua bola de vôlei com as ‘cara’ que o personagem do Tom Hanks tinha feito e ela é vendida até hoje.

 

GoldenEye + BMW Z3

 

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A história demonstra que James Bond é um ótimo vendedor de carros. Depois de anos dirigindo Aston Martins, em 1995 no filme GoldenEye o 007 ganha uma BMW Z3. O modelo foi o primeiro a ser produzido em massa pela empresa, e foi lançado apenas no ano seguinte a estréia do filme. Graças as cenas do maior agente secreto do mundo pilotando o carro, a BMW lucou mais de US$240 milhões de dólares apenas em pré-vendas de um carro que custava US$3 milhões na época.

 

Toy Story + Senhor Batata + Slinky + Traço Mágico

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O primeiro Toy Story foi lançado em 1995, meia década após os anos 80 onde brinquedos como Senhor Batata, Slinky e Traço Mágico faziam sucesso entre as crianças. Quando o filme estreou, esses brinquedos eram considerados ultrapassados e as crianças dos anos 90 queriam saber era de Barbie e Max Steel. O filme trouxe esses brinquedos de volta ao vocabulário de crianças do mundo inteiro, com a força da parceria Pixar+Disney que criou um filme icônico para todas as idades. Após a estreia do filme, Traço Mágico teve um crescimento de 4500% em suas vendas e o Senhor Batata de 800%. O Slinky não era nem mais produzido na época, e recebeu uma encomenda de 20mil peças, revitalizando a empresa.

 

De Volta Para o Futuro + Nike

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A trilogia De Volta Para o Futuro permite que as marcas se imaginem em diferentes períodos de tempo, graças a máquina do tempo desenvolvida pelo Doutor Brown. A Nike abraçou a ideia e, em 1989, se dispôs a pensar em que tipo de tênis os adolescentes usariam em 2015. E a ideia que chegaram foi em um tênis que se prendia sozinho ao pé. O filme foi um enorme sucesso e é reverenciado até hoje, e quando 2015 chegou , o ano em que Marty usaria os famosos tênis automáticos, o mundo estava esperando se a Nike iria se apresentar para a ocasião – e ela conseguiu. Foram lançados, em edição limitada, o Nike Air Mag e vendidos em quantidade limitada. A Nike não desenvolveu os tênis apenas para comemoração do filme, essa tecnologia está sendo desenvolvida pela empresa como o futuro dos tênis Nike e chama-se E.A.R.L.  Quando esses tênis chegarem ao mercado de massa, os consumidores estarão ávidos a experimentar algo que eles esperam a mais de 20 anos da Nike.

 

Skyfall + Heineken

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Os filmes do James Bond sempre foram famosos por alavancarem marcas, e a Heineken decidiu entrar na onda. Foi por isso que no filme Skyfall, o agente 007 pela primeira vez não toma seu tradicional martini (shaken, not stirred) e o troca por uma long neck da Heineken. A empresa pagou US$45 milhões por essa honra que se extende, além da aparição no filme, por um comercial com Daniel Craig como Bond e um acordo de 15 anos para aparecer em mais filmes do agente secreto (ela já apareceu no Spectre também, desde que o acordo foi firmado). Isso torna essa parceria  a mais longa (e cara) da história.

 

 

Fontes: Mentalfloss, Hubspot, CNBC

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