MERCADO EM DESTAQUE – PRODUTOS RECYCLE & UPCYCLE

Atitudes sustentáveis, produtos com baixo impacto ambiental, reutilização, reciclagem, novos materiais, novos produtos. O Upcycle não é apenas um movimento, mas um mercado em ebulição. Os produtos sustentáveis vêm ganhando espaço no mercado mundial e estimulando consagras marcas a repensarem o seu papel neste cenário.

Por que não criar uma marca utilizando insumos tradicionais? Por que não desenvolver novas ofertas a partir do seu próprio desperdício produtivo? Por que não buscar novas tecnologias que permitam maior biodegradabilidade dos seus produtos?

Pensando nisso a INEX desenvolveu um levantamento especial sobre este tema, onde reunimos uma série de marcas e empresas que estão atentas a esta realidade e assumiram a consciência Upcycle.

Dossie ReU
ACESSE AQUI O MATERIAL COMPLETO

E se não fossem somente as marcas mas todo um shopping que tivesse como bandeira o consumo sustentável? Ele existe.

“A sustentabilidade não é somente sobre guardar e consumir menos, mas fazer mais com os recursos que já temos”. Esse é o lema do primeiro ‘shopping upcycle’ do mundo.

Sediado na Suécia o ReTuna Recycling Galleria se propõe recolher doações de itens (em bom estado ou que podem ser restaurados) e distribuir entre as lojas que fazem parte do empreendimento, de acordo com as suas propostas. Roupas, materiais de construção, móveis e artigos para casa são alguns dos itens que compõe o mix do ReTuna, formado atualmente por 14 lojas, 1 restaurante de produtos orgânicos e espaços para workshops.

shop
Inauguração do ReTuna

Além do modelo de negócios sustentável o estabelecimento também exige que caso os condôminos necessitem comprar determinado produto o mesmo deverá ter baixo impacto ambiental, de forma que todo o modelo de negócios do ReTuna seja coerente e promova de fato atitudes sustentáveis. Idealizado por um grupo de ativistas ambientais de Eskilstuna (SWE), o projeto já conta com a aceitação da comunidade que está engajada em conquistar o título de ‘cidade com melhor gestão de desperdício da Suécia”.

Iniciativas como o ReTuna e tantas outras abordadas neste levantamento que fizemos estarão (e já estão) cada vez mais presentes nos modelos de negócios por todo o mundo.

Quer mais exemplos ?

>>  CLIQUE AQUI E ACESSE O LEVANTAMENTO ESPECIAL SOBRE UPCYCLE <<

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s