CONSUMO: Brandless, uma nova marca ou uma guerra às marcas?

Inaugurada esta semana a plataforma de varejo online americano  Brandless promete revolucionar o varejo.

Tendo como missão remover o BrandTax  a empresa já vem ao mercado declarando gerra às marcas, a medida que comercializa itens que vão direto do produtor para o usuário, sem passar pela cadeia industria-distribuição-ponto de venda. Consequentemente os produtos comercializados na plataforma não possuem marca e simplesmente contam com embalagens informativas, cheias de design e bom gosto.

fluxo brandless

Sob o lema Quem diz que melhor precisa custar mais? o negócio mostra-se totalmente alinhado com o comportamento de compra dos millennials, geração que se orgulha em ser consumidora ativa das dollar stores e que busca um comércio mais justo. Com um amplo mix de produtos, a Brandless oferece itens de beleza, alimentação, cuidados pessoais e bens domésticos, todos com o preço fixado de R$3. O frete é de 9 dólares ou gratuito para pedidos de U$ 72, para os assinantes (outro importante ativo valorizado pelos millennials) que pagam U$ 36 ao mês, o limite para obter frete grátis para a ser de 48 dólares.

Embora a Brandless seja um movimento “anti-marca” no quesito produtos, ela se mostra um case de branding, uma vez que um dos importantes pilares que reforça os valores da marca e a aproxima do seu consumidor é a bandeira social. Através de uma parceria com  Feeding America, a principal organização de combate a fome dos EUA, a Brandless doa uma refeição a cada pedido realizado no site.

FA e Brandless
“À medida que crescemos, continuamos a explorar as formas de deixar um impacto positivo em nosso bairro, país e planeta através de atos tangíveis de bondade – porque para nós, isso não tem preço.”

Propósito claro, valores alinhados com os do seu público  e lógica de comercialização atenta as tendências de consumo atual, são alguns dos fatores que colocam a Brandless como um marco disruptivo. Segundo a JWT Intelligence “A Brandless procura testar os limites da indústria com um novo modelo de negócios construído em torno de valores radicalmente diferentes. Sucesso ou não, as marcas devem estar cientes dos muitos fatores que moldam este novo ambiente de varejo.”

Mas ao utilizar rótulos com design atual e submeter os produtos à necessidade de uma embalagem da empresa, não estaria a Brandless se tornando mais uma marca de produtos low cost?

>>Está curioso?  AQUI você pode conhecer melhor sobre como a empresa vê o consumo e como quer se inserir no mercado.

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