EMPREENDEDORISMO: 6 episódios do Shark Tank Brasil que todo empresário deveria ver

Já postamos aqui  sobre vídeos  que nos inspiram, usando a plataforma do TED, do qual somos fãs assumidos. O post de hoje também trás uma seleção de vídeos, mas usando um case nacional que vem servindo de inspiração para diversos empreendedores do Brasil.

Criado originalmente no japão sob o nome de “Tigres do Dinheiro”, o game show  Shark Tank Brasil   é a franquia brasileira da versão americana do reality homônimo. Exibido atualmente pela Sony o seriado teve a sua segunda temporada apresentada este ano e já conta com a 3a edição para 2018, mantendo no time os empresários Camila Farani, Caito Maia, João Appolinário e Cristiana Arcangeli, além da participação de Luiza Trajano e Edgard Corona.

shark-tank-1-1
Os tubarões da 2a temporada

A lógica é simples: “tubarões” do mercado desafiam empreendedores a apresentarem o seu negócio de forma rápida e objetiva para decidirem se irão, ou não, investirem na ideia apresentada, em troca de uma participação no negócio (modelo constantemente adotado no mercado de tecnologia). 

Mas por que estamos fazendo um post sobre um “reality show”? É simples. Cada episódio do programa trás um série de novos negócios que estão surgindo no mercado nacional e testa não só as ideias, mas a capacidade dos empreendedores de fazerem um pitch que fisgue os investidores, reforçando assim questões inerentes ao empreendedorismo e gestão, como: relevância da ideia, conhecimento do negócio e mercado no qual está inserido, atitude e perfil. E, no final, ainda saber negociar com seus potenciais sócios.

Selecionamos aqui alguns episódios da última temporada do Shark Tank Brasil e o porquê você deve assisti-los:

egosss

Egosss (marca de roupas) >> Além de uma história de vida inspiradora, o fundador da Egosss, Jeferson Santos Souza, buscou um modelo de negócios que amplia a margem de lucro dos produtos e ainda causa um importante impacto social. Com uma marca voltada para um segmento que passa longe do perfil dos “tubarões” o empreendedor paulista consegui não só um sócio, mas arrancou lágrimas de Camila Farani.

Alfa Looks (produtos para barbearia) >> alfaÉ sim uma história de superação, mas uma das coisas mais importante do vídeo é a estratégia adotada pelo empreendedor (e ex morador de rua) para atrair a atenção dos investidores. Norelato de Robson Calegon você descobre como os juros e a má administração financeira podem prejudicar a saúde de uma empresa com faturamento milionário.

insider

Insider Undershirt ( camisetas anti-transpirantes) >> Em um primeiro momento você pode achar que o negócio é nichado e que não tem tanta robustez, mas por que os ‘tubarões’ brigaram por serem investidores desta ideia. Com um negócio ainda nascente a empreendedora Carolina da Insider fisgou e encantou os investidores, mostrando conhecimento do produto e da cadeia de fornecedores.

e-moving

E-moving (bicicletas elétricas) >> Em uma combinação de modelo de negócios somada a um pitch que entrega o propósito da empresa, os empreendedores paulistanos além de venderem uma ideia levantaram a bandeira da mobilidade urbana em frente aos investidores. Neste episódios os tubarões se enfrentaram e debateram modelos de produção, venda e comunicação da empresa oferecendo aos candidatos, além do investimento, o seu know how enquanto futuros sócios.

jonny moto

Johnny Motorcycle (acessórios para moto) >> Não é uma ideia super inovadora, nem se trata de algo muito tecnológico ou sofisticado, mas a segurança financeira e os resultados consistentes da fábrica/loja/oficina/bar de Londrina chamaram a atenção dos tubarões. Com um pitch sincero Julivan Guimarães revelou seus pontos fracos e um grande atrativos: não consegue atender a demanda atual e ainda oferece um preço mais competitivo que a concorrência.

tchau bosta

Tchau Bosta (desentupidor de vasos sanitários) >> O nome é auto explicativo. Essa ideia entrou na nossa seleção porque embora simples, ela já nasce com um apelo mercadológico e um case de comunicação. Embora o negócio ainda seja embrionário, a apresentação sincera e bem humorada do representante comercial Maurício Duarte chamou atenção de João Appolinário e segundo empreendedor de diversos varejistas (antes mesmo do produto ser lançado).

—–

A INEX é uma empresa de Inteligência, Estratégia e Ação que além de desenvolver projetos e serviços empresariais, sacia o seu ímpeto curioso através deste blog. Nele, trazemos o que há de vanguarda em diferentes áreas de conhecimento do mundo dos negócios.Te convidamos para também acompanhar as nossas redes e seja como for, se conectar conosco e compartilhar as suas idéias.

FACE        linkedin

Cadastre o seu e-mail para ficar por dentro das novidades e conteúdos da INEX:

 

Deixe um comentário